quinta-feira, 11 de julho de 2013

ENERGIA RENOVÁVEL

Saiu uma matéria na Revista Super Interessante que esclarece bem os diversos tipos de energia renovável.
Será que o nosso país anda bem nesse ramo?!

"Saiba quais são os diferentes tipos de energia renovável

Por Lydia Cintra

Imagem: Melanie Conner/Getty Images

Hidráulica
Tem como origem a água, que movimenta as turbinas de usinas hidrelétricas. Apesar de ser considerada por alguns como uma fonte de energia limpa, a construção de barragens e reservatórios altera o ambiente e provoca o deslocamento da população no entorno das usinas.
Solar
Por meio de painéis fotovoltaicos, a luz do sol é convertida em energia. Esse tipo de tecnologia exige pouca manutenção e pode ser usada em pequenas escalas – como uma casa, uma loja. A produção dos painéis, no entanto, é cara. Ou seja, não são todos os países que têm acesso.
Eólica
É a energia dos ventos, que movimentam as pás de cata-ventos ligados a geradores. Uma das vantagens apresentadas é que não gera resíduos e o terreno pode ser compartilhado com outras atividades. No entanto, para que uma usina eólica forneça uma quantidade razoável de energia, deve haver disponibilidade de áreas bastante amplas. Há também a morte de pássaros que se chocam contra as pás.
Biomassa
A energia é obtida pela queima de bagaço de cana, palha de milho, casca de arroz… Uma das vantagens apontadas é que o período de safra da cana coincide com o da seca, quando cai o nível da água nos reservatórios das hidrelétricas.
Biogás
É gerado pelo lixo orgânico de aterros sanitários, esgoto e dejetos de fazendas. Tubulações captam o metano, gás liberado pela decomposição de matéria orgânica, e o usam para gerar energia."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Bem-vindo(a) e obrigada por participar desse bate papo!