segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

SACOLAS ECOLÓGICAS

Atualmente existe um dilema das sacolas ecológicas, popularmente eco-bags (por uma questão de sentimento nacionalista eu prefiro usar a tradução rs).

Recentemente tive a experiência de ter que pagar R$0,19 em um supermercado de São Paulo por uma sacola de plástico biodegradável porque esqueci de levar a minha sacola. Em outro supermercado de São Paulo a opção 0800 eram caixas de papelão ou então você pagava R$ 3,70 por uma sacola ecológica.

Muitas pessoas criticam o uso e outras criticam o não uso. A sacolinha plástica biodegradável não é mesmo a melhor forma de substituir pois, apesar de se decompor mais rapidamente, polui do mesmo jeito. As sacolinhas de plástico comum se decompõem muito mais lentamente, utilizam petróleo que polui o meio ambiente e, quando descartadas incorretamente, obstruem bueiros, poluem rios, mares e são as vilôes de muitas mortes da fauna marinha.

Caixas de papelão são melhores porém muito menos práticas. Eu gosto de utilizar as sacolas ecológicas até pensando por um lado não comentado eu até as prefiro porque são maiores. Assim, ao invés de carregar várias sacolinhas plásticas (que ainda podem arrebentar) eu uso uma ou duas grandes tranquilamente.

Para quem acha bacana aderir à causa ambiental e ainda gosta de criar e inventar sua prórpia sacola, vai a dica do site Vida Sustentável, com a "receita" de várias sacolas ecológicas com diversos materiais para fazer em casa. Segue aí:

Faça Você Mesmo sua Sacola Retornável de Jornal Reciclado!

 

Esse é o artigo que publicamos aqui mesmo no blog, o vídeo mostra com fazer uma sacola de jornal reciclado.

Sacola ecológica feita de sacolas de de supermercado prensada.

Sacola ecológica feita de sacolas de supermercado prensada

Então diga adeus ao seu antigo sacolas pelo derretimento-las em algo bonito. Afinal, o plástico é o novo plástico, certo?

Aprenda a fazer uma sacola supermercado ecológica de Patchwork


Mais uma dica bem legal de como fazer em casa uma sacola de compras, dessa fez é usado a técnica de patchwork, vale a pena ver o artigo ” Aprenda a fazer uma sacola ecologica ” .
http://www.danamadeit.com/2008/07/tutorial-recycled-grocery-totes.html

Eco-bag – a sacola de compras feita de embalagens de café .

Eco-bag -  Sacola feita de embalagens de café

Também apresentada aqui, essa eco-bag feita de embalagens de café é fácil de fazer e tem até um vídeo explicativo.

Faça um sacola de supermercado com saco de semente ou ração .

Faça um sacola de supermercado com saco de semente ou ração

Sacola Ecológica feita com fronha .

Sacola Ecológica feita com fronha

Este tutorial irá mostrar como transformar um caso padrão em um funcional muito sacola para fazer compras usando cada bit do caso, costurar o mínimo, o corte mínimo e muito pouco de seu tempo.

Sacola ecológica feita de saco de ração de gato.


saco de ração vira sacola

No artigo Reciclando Coisas que Você nunca Imaginou ser Possível tem uma sacola ecológica feita de saco de ração de gato.

Furoshik

Adote objetos Ecologicamente Corretos que têm várias funções - Furoshiki

O Artigo Adote objetos Ecologicamente Corretos que têm várias funções, você vai conhecer o Furoshiki, uma saída ecológica para as sacolas de compras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Bem-vindo(a) e obrigada por participar desse bate papo!