terça-feira, 24 de julho de 2012

O DEVER DE TODOS

O que para muitos pode parecer besteira para outros é sinônimo de compromisso. Nossas atitudes com relação ao meio em que vivemos acarretam conseqüências para todos os seres vivos inclusive para nós mesmos. Ter consciência da nossa responsabilidade enquanto ser vivente do planeta é primordial para que tenhamos qualidade de vida por muito mais tempo, garantindo a qualidade também para as futuras gerações.
Nossos atos não se resumem ao que está à nossa volta. Uma simples bolinha de papel jogada no chão pode ser levada pelo vento até bueiros, dos bueiros caem na rede de esgoto e se juntam a todas as outras bolinhas de papel jogadas no chão por cada habitante. A água que consumimos, quanto mais suja, se torna mais difícil e mais caro o seu tratamento e reaproveitamento. A conseqüência disso é o encarecimento da conta de água e a escassez para quem não pode pagar por esse preço.
O resto de óleo, usada na fritura dos alimentos em um simples almoço na nossa casa, acontece o mesmo. Um litro de óleo é capaz de contaminar um milhão de litros de água. As companhias de tratamento de água com toda certeza repassam o custo do tratamento para nós, consumidores e dependentes dessa água. Eu, como cidadã de classe média, consigo continuar pagando pela água, mesmo que a conta sofra um aumento no final do mês. Mas a grande maioria das pessoas pode ser que não consiga mais pagar pela mesma água que eu ajudo a sujar e que ajudo a encarecer. E onde está minha responsabilidade? A minha responsabilidade é que, sabendo disso tudo, não devo ajudar a excluir mais ainda uma grande parcela da população que já discriminada socialmente por não ter o mesmo poder aquisitivo que eu. Essa é a minha responsabilidade. É nesse momento que entra a minha consciência e que deveria entrar a consciência de muita gente.
Sim, não são somente os cidadãos de classe média que poluem. Todos os habitantes do planeta poluem e não há como deixar de poluir. Mas há como evitar a poluição desnecessária, há como reduzir o lixo, há como descartar corretamente os resíduos que já não servem mais e há como ajudar a divulgar e conscientizar mais pessoas. A qualidade de vida de todos está em jogo. O bem estar e a sobrevivência no planeta dependem sim de pequenas ações, mas de pequenas ações de todos. Governos e grandes empresas são responsáveis por uma grande parte da poluição gerada no planeta mas nós, cidadãos de classe média ou não, além de fazer a nossa parte, também podemos cobrar destes órgãos atitudes mais responsáveis. Isso tudo é nosso papel. Isso tudo é nosso dever como cidadão e como inquilinos deste planeta chamado TERRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Bem-vindo(a) e obrigada por participar desse bate papo!