segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

UM NOVO TEMPO

Ano Novo começando e não quero deixar poeira por aqui não. Tenho sentido que cada vez mais o tema sustentabilidade tem sido falado e muitas coisas andam acontecendo a todo momento em diversos lugares que está até difícil selecionar algumas poucas coisas aqui. 

Para começar 2014 uma promessa que se renova, tentar fazer a minha parte. Eu tenho minha responsabilidade diante do meu bairro, do meu trabalho, da minha cidade, do meu país e consequentemente do mundo. Eu posso fazer o que me cabe como ser humano habitante temporário desse nosso planeta.

Atitudes sustentáveis fazem toda a diferença e influenciam comportamentos, eu acredito nisso. Tanto acredito que vivi recentemente uma experiência bem bacana sobre isso. Minha família é gaúcha e como todo bom gaúcho a alimentação básica é carne. Desde que virei vegetariana, meus familiares mais próximos passam um dobrado comigo quando os vou visitar. Não que precise, pois já expliquei que como de tudo, menos carne. Acho bastante especial a forma como se preocupam em preparar algo que possam agradar e nessa onda "vegê" eles acabam adotando, pelo menos naquele momento, um hábito novo e experimentando um modo novo de se alimentar. Antes do Natal, passei o final de semana na casa de uns tios e primos. No sábado, tanto no almoço como no jantar, a variedade de salada crua e cozida foi bem grande, assim como arroz e feijão, sempre presentes na mesa brasileira. Até champignon tinha! E eu nunca os vi comer os tais cogumelos. No dia seguinte, almoçamos em um restaurante e a maioria pediu frango ou omelete no seu prato. Para minha surpresa, meu tio comentou que graças a mim eles praticamente não tinham comido carne no final de semana e que ele não estava sentindo falta. Na hora fiquei surpresa com o comentário e perguntei como ele estava se sentindo. A resposta foi que estava se sentindo com o estômago mais leve, mais disposto e não tinha sentindo falta. Ele ainda completou que tinha que me agradecer pois eles estavam aprendendo a comer outras coisas e a ter uma alimentação melhor, por minha causa. Aquilo valeu meu final de semana, aliás, valeu muito como uma grande experiência. Não que eles irão abolir a carne do cardápio, mas agora eles podem experimentar novos sabores além de diminuir a quantidade de carne e ter uma alimentação melhor.

Por isso que digo que nossas atitudes podem se tornar referências. Quem tem filho pequeno em casa bem sabe disso, mas quem não tem, pode também ser uma referência na família, entre os amigos ou no trabalho. O Poeta já dizia que "gentileza gera gentileza" e eu tomo a liberdade de completar que comportamentos sustentáveis podem gerar comportamentos sustentáveis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Bem-vindo(a) e obrigada por participar desse bate papo!