segunda-feira, 30 de abril de 2012

VOCÊ SABE QUANTO CUSTA...

...1KG de carne??

O preço de 1KG de carne para nós é apenas o que pagamos nos açougues e supermercados, mas para o Planeta esse preço é muito maior. Essa é justamente a parte do processo que não vemos.

O gasto para se obter 1KG de carne vai desde a preparação do solo para pastagem, nascimento e criação do animal, abate, transporte e armanezamento da carne até chegar ao consumidor final.

Para se obter 1KG de carne é necessário ter solo para pastagem para toda vida do animal, assim como solo para a produção de grãos, que irão servir para a fabricação de ração para alimentação do gado. É necessário água por toda a vida do animal. É necessário energia, transporte, medicação, e uma série de outras coisas que são necessárias durante a vida do animal. A produção de carne demanda uma série de providências que não vemos no resultado final. Quanto mais consumimos, mais incentivamos essa criação em larga escala e mais o Planeta sofre o preço dessa super produção.


Cada kg de carne equivale a:
10 mil m2 de floresta desmatada
15 mil litros de água doce limpa
250 km percorridos de carro
20 dias de uma lâmpada de 100W ligada

Economia por ano se uma pessoa aderir à campanha Segunda Sem Carne:
40 kg / 365 d = 110 g/dia
52 semanas x 109 g = 5.668 kg - arredondando = 5,7 kg / ano = 85.479 litros de água
56.986 m2 de floresta = 57 hectares de floresta
250 km rodados = 1.425 km rodados
20 dias de lâmpada acesa = 114 dias de lâmpada acesa
 
Não seria bom revermos nossos hábitos alimentares? Ou pelo menos reduzir o consumo para minimizar a degradação do Planeta?


2 comentários:

Olá! Bem-vindo(a) e obrigada por participar desse bate papo!